ITABIRA E REGIÃO

Portal de boas-vindas é inaugurado

Seguindo com as comemorações pelos 172 anos de emancipação política de Itabira, a Prefeitura concluiu, nesta semana, a instalação do portal de boas-vindas, na rodovia MG-129, no bairro Chapada. O local é a divisa entre Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Idealizado pelo arquiteto itabirano, Rafael Cerceau, a partir de uma foto icônica do Pico do Cauê antes da exploração, o portal foi concebido para apresentar a todos que por ali passam, as duas das maiores riquezas de Itabira: o minério de ferro e o poeta Carlos Drummond de Andrade.

“Representar o Pico do Cauê, inclusive, citado tantas vezes por Drummond, é uma homenagem a todos que participaram do desenvolvimento da nossa cidade. É um agradecimento a tudo que o minério nos trouxe. É um reconhecimento à importância dessa riqueza”, explicou Rafael Cerceau. “Além do minério, o portal tem a pretensão de homenagear, também, o Poeta Maior, mostrando a todos que chegam, que aqui é a terra natal de Carlos Drummond de Andrade”, completou.

O portal itabirano tem 16 metros (m) de largura, mais de 11 m de altura e um vão livre de 5,5 m de altura para atender as normas rodoviárias. Isso, segundo Rafael Cerceau, trouxe desafios para a obra. “Além da concepção artística, o portal precisava, obrigatoriamente, superar dificuldades técnicas, que seriam a transposição de uma via de grande fluxo e permitir a passagem de veículos altos para não comprometer a circulação de acesso à nossa cidade. Esses desafios exigiram muito porque é importante fazer algo seguro e duradouro. Eu diria, até mesmo, perpétuo”.

O que você vê

A estrutura, em sua maior parte, representa a forma original do Pico do Cauê, com a tonalidade chumbo, que é própria do minério de ferro, com o texto: Terra do Poeta Carlos Drummond de Andrade. Em outra parte, escrito Itabira, há uma representação do aço corten – aço mais resistente ao processo corrosivo –, mostrando a transformação do minério em progresso e sua evolução a partir da exploração.

Com isso, é importante ressaltar o aço corten, produto mais resistente e moderno ao novo momento de Itabira, que remete à implantação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) campus Itabira e do futuro Parque Científico e Tecnológico. “O conhecimento, por meio do ensino tecnológico, irá trazer a transformação que Itabira busca para a sua diversificação econômica”, concluiu Rafael Cerceau.

COMPARTILHAR