ITABIRA E REGIÃO

Mutirão de testagem contra Covid-19 continua em Itabira e agora mira início de ano seguro

O mutirão para testagem gratuita de assintomáticos contra a Covid-19 continua em Itabira nesta primeira semana de 2022. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa de investigação agora mira um início de ano mais seguro, a exemplo do que realizou na última semana de dezembro. O mutirão recomeçou nesta segunda-feira (3) e prossegue na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7), em um ponto montado no Terminal Rodoviário Genaro Mafra, no Centro da cidade.

Na semana passada, em três dias, foram realizados 1588 exames, sendo que 1535 pessoas testaram negativo para Covid-19 e 53 tiveram o resultado positivo para o coronavírus.

Já nesta segunda-feira (3), o número de testes realizados chegaram a 280, deste total 27 pessoas estavam positivas e 253 testes negativos.

A campanha para testar a população tem como objetivo evitar e controlar a proliferação do vírus, principalmente, neste período após as festas e confraternizações de fim de ano. Quem ainda não fez o teste e tem interesse basta comparecer ao ponto de testagem na rodoviária, no horário de 8h30 às 15h30. Os testes são realizados por ordem de chegada. O método aplicado é o sistema de antígeno, via partículas nasais e o resultado é entregue em poucos minutos.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio, confirma a importância da testagem para evitar a circulação do vírus. “Estamos percebendo que está acontecendo um aumento do número total de casos, em uma determinada população e neste período. O vírus está circulando mais e a testagem dos assintomáticos, ainda mais depois das confraternizações de final de ano, é importante porque a pessoa pode estar com a Covid e sem sintomas, com isso o vírus está circulando. Após a testagem, caso positivo, a pessoa tem que cumprir o isolamento domicioliar e assim evita a propagação do vírus”, diz a secretária.

Luciana reforça ainda a importância de manter os cuidados com a higiene para evitar o contágio de qualquer tipo de vírus. “O uso de máscara, a higine com as mãos e demais cuidados precisam ser mantidos para evitar a contaminação com qualquer virose, até no caso da Influenza e da Covid, os cuidados são os mesmos para evitar a contaminação”, relata Luciana.

Para a testagem de sintomáticos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue a orientação do Ministério da Saúde e continua com os testes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Pronto-socorro Municipal, que atende casos mais graves de pessoas com sintomas gripais.

COMPARTILHAR