Defesa Civil Municipal é reforçada com caminhonete e equipamentos
A Defesa Civil Municipal de Itabira foi contemplada com uma caminhonete S10, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital depois de corresponder a um chamamento público feito pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O kit foi entregue à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itabira (Compdec) com o objetivo de fortalecer e instrumentalizar a equipe, principalmente no período de chuvas.
Itabira foi uma das 497 cidades dentre as 853 que cumpriram as exigências do chamamento público e conseguiram a premiação. “Foi obrigatório alcançar uma pontuação conforme os critérios estipulados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Entre eles, a capacitação dos colaboradores, a relação da cidade com barragens de mineração, a qualidade dos laudos de vistorias, a graduação do coordenador da Defesa Civil, além de outras”, conta a coordenadora da Compdec, Nilma Castro.
Um dos documentos essenciais para a classificação no chamamento público foi um ofício assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage demonstrando pleno interesse do município em participar do processo seletivo para recebimento dos kits e reforçar a estrutura da Compdec de Itabira.
Segundo Nilma, esse reconhecimento e, principalmente, o amparo à Defesa Civil Municipal são muito importantes para consolidar a estrutura do órgão. Em anos anteriores, o órgão tinha apenas uma pessoa, mas, desde o início da atual gestão, esse número já foi ampliado para seis. “Com esse reforço é possível dar uma resposta ao maior número de itabiranos. Aqui, devido ao relevo acidentado, recebemos vários chamados em pontos críticos de áreas de risco e com esses instrumentos conseguiremos ter uma abrangência melhor e maior desses atendimentos”, destacou a coordenadora.
Período de chuvas
Neste período de estiagem, a Defesa Civil Municipal tem trabalhado muito para reparar os danos causados pelas fortes chuvas em Itabira. Ao todo, foram feitas 230 vistorias em imóveis em situação de emergência, além do acolhimento de mais de 300 chamados de moradores em busca de atenção. “Conseguimos utilizar os equipamentos fornecidos para atender a comunidade neste período crítico que passamos. A caminhonete, principalmente, foi um dos instrumentos que mais fez a diferença no atendimento. Ficamos muito felizes em poder ajudar os moradores de Itabira”, completou Nilma Castro.