GERALITABIRA E REGIÃO

Saee abre inscrições para “Caixa d’água Social”

O Programa Caixa D’água Social está com inscrições abertas. A iniciativa vai doar reservatórios de 500 litros para armazenamento de água a famílias inscritas CadÚnico. O cadastro pode ser feito pelo endereço http://itabira.digital/caixadagua.  “Queremos que as pessoas sem condições de comprar reservatórios passem a armazenar água em casa”, afirma a diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Karina Lobo.

Para ter direito ao benefício, o cidadão não pode ter caixa d’água no seu imóvel residencial já atendido pelo Saae; e deve ter estrutura que suporte o peso do reservatório. A renda mensal do interessado deve ser de até três salários mínimos – cerca de R$ 3.636. O solicitante deve ter cadastro atualizado no CadÚnico e as contas de água em dia.

Além da solicitação online, o interessado pode ir ao posto de atendimento do Saee, na avenida Duque de Caxias; ou às unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Com a inscrição aprovada, o solicitante receberá a caixa e técnicos do Saae farão a instalação gratuita. O Programa Caixa d’Água Social foi criado pela Lei 5.392, de autoria do prefeito Marco Antônio Lage e aprovada pela Câmara.

Neste ano, após seguidas crises hídricas anuais, o Saee ampliou as equipes e frota de veículos, o que agilizou o atendimento aos chamados por vazamentos. O sistema de monitoramento em tempo real dos reservatórios da autarquia foi aperfeiçoado. E a obra de alteamento da lagoa da Unifei aumentou o nível de reservação da água. Agora, a autarquia executa um programa de manutenção dos reservatórios.

Não fique sem água

Você sabia que é obrigação do cidadão instalar reservatório domiciliar para, no mínimo, 24 horas de consumo? Então, além de fornecer os reservatórios para que as pessoas consigam armazenar água no dia a dia, sem que fiquem prejudicadas quando das manutenções ou redução eventual de abastecimento, o “Caixa D’água Social” também visa regularizar os imóveis perante o Saae. Com isso, a autarquia poderá ampliar seu atendimento e investimentos.

COMPARTILHAR