Pedágio, duplicação e correções no traçado: entenda a concessão da BR-381
O leilão de concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, foi adiado. Marcado inicialmente para a próxima sexta-feira (24), na B3, da Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão ainda não tem nova data. O projeto prevê melhorias no trecho de 304 km. Os investimentos ultrapassam R$ 10 bilhões, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A concessão prevê a instalação de cinco praças de pedágio em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, BH e Valadares. As tarifas serão diferenciadas para pista simples e dupla, mas os valores podem chegar a R$ 18. A previsão é que o vencedor do leilão já assume o controle da via no primeiro semestre do ano que vem.
Dentre as intervenções previstas está a duplicação de 134 km da estrada. Faixas adicionais serão implantadas em 138 km, além de 11 km de vias marginais. Pedestres também serão beneficiados com a instalação de 36 travessias.
Há ainda a previsão de retornos e rotatórias e correções de traçado. Segundo a ANTT, as adequações vão permitir a manutenção da velocidade, garantindo segurança e fluidez no trajeto.
Pelos cálculos do governo, a concessão tem potencial de gerar 87 mil empregos diretos, indiretos.
Fonte: Hoje em Dia