GERAL

Sessão pipoca indica filmes e séries sobre diversidade cultural

O Sessão Pipoca de hoje traz uma seleção de filmes e séries que falam sobre diversidade cultural e refletem a riqueza das culturas do mundo.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Cultural

Começando com Entre os muros da escola, filme que vai retratar a relação de um professor de francês com um grupo de alunos de diferentes origens étnicas e sociais numa escola da periferia de Paris. Diferenças de linguagem, valores culturais e as expectativas educacionais acabam apresentando grandes desafios tanto para os alunos, quanto para os professores que buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os adolescentes aprendam algo. O professor Marin busca estabelecer uma conexão significativa com cada um, mas se depara com alguns obstáculos no caminho. As diferenças entre os estudantes são evidentes, resultando em conflitos e até mesmo atitudes autoritárias por parte dos professores para lidar com a desordem na escola. Ao longo do filme, são explorados temas como identidade, preconceito, poder e desigualdade social. O filme nos oferece uma reflexão sobre as tensões e os desafios que são enfrentados por alunos e professores em um ambiente educacional multicultural, e destaca a importância do diálogo, empatia e compreensão mútua para superar essas barreiras.

UM FILME FALADO

Um Filme Falado” é um filme que apresenta uma professora de história que viaja com sua filha pequena em um navio de Lisboa para Bombaim, na Índia, com a finalidade de se encontrarem com o marido de Rosa, que é aviador. Durante a viagem, Rosa visita pela primeira vez Marselha, as ruínas de Pompéia, Atenas, Istambul e outros lugares, sempre falando para a filha sobre a importância destes locais, origens de culturas que marcaram a civilização ocidental. No navio a professora tem conversas profundas e interessantes com diversos passageiros que representam uma ampla gama de nacionalidades e origens étnicas e ao longo do filme, a ela explora as diferentes perspectivas sobre o mundo e a história. O longa é uma reflexão poética e filosófica sobre diversidade cultural e nos desafia a refletir sobre a pluralidade do mundo em que vivemos.

COMER, REZAR, AMAR

Dando sequência na nossa lista temos o filme Comer, Rezar, Amar. A história segue a protagonista Liz Gilbert, em uma jornada de autodescoberta após um divórcio doloroso e uma crise existencial. Decidida a redescobrir o sentido da vida, Liz embarca em uma viagem de um ano ao redor do mundo, visitando três países distintos: Itália, Índia e Indonésia e cada país representa uma fase diferente de sua jornada. Na Itália, Liz mergulha na culinária e na cultura locais e ela aprende a saborear os prazeres simples da comida, do amor e da amizade. Na Índia, Liz passa um tempo buscando paz interior e espiritualidade através da meditação e do autoconhecimento, é onde ela enfrenta seus medos e traumas emocionais buscando certa reconciliação consigo mesma. Já em Bali, na Indonésia, é onde ela encontra equilíbrio e amor genuíno. Assistir a esse filme é embarcar, junto com a protagonista, numa jornada não só de descobertas de novas culturas e experiências, mas também de descoberta de si mesmo.

RIO

Falando um pouco de Brasil, temos o filme Rio, que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que vive nos Estados Unidos e é levada de volta ao Brasil para se reproduzir com Jade, a última fêmea de sua espécie. A animação retrata uma jornada emocionante de autoconhecimento e superação para Blu, enquanto ele enfrenta desafios e faz novas amizades durante sua aventura no Rio de Janeiro. O filme possui uma rica representação da diversidade cultural do Brasil, especialmente da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo da história somos apresentados a diversos aspectos da cultura brasileira, desde a música e a dança até as tradições locais. Vale mencionar também a sequência, Rio 2, que nos leva até a Amazônia onde Blu e sua família precisam lidar com novos desafios. Os filmes da franquia Rio vão destacar a mistura de influências culturais presentes no nosso país, incluindo a música popular brasileira, o carnaval, o samba e a rica biodiversidade da Floresta Amazônica. Além disso, aborda questões ambientais, destacando a importância da preservação da natureza e a luta contra a exploração ilegal de animais silvestres no nosso país.

Fonte: Amirt

COMPARTILHAR