GERAL

Sessão pipoca indica filmes em homenagem ao dia nacional das artes

A lista de hoje é em homenagem ao dia nacional das artes, celebrado no dia 12 de agosto.

 

NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA

Artes

A arte como instrumento no processo de humanização do tratamento psiquiátrico. Esse é o tema do filme Nise: O Coração da Loucura que tem como foco o estudo das artes como forma terapêutica de tratamento. Ambientado entre os anos 1940 e 1950 e baseado em fatos reais, ele vai contar sobre a doutora Nise da Silveira, que ao sair da prisão volta a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Nise se mostra totalmente contrária à forma como os pacientes com transtornos mentais são tratados e apresenta uma proposta para o tratamento dos pacientes que sofrem com esquizofrenia, visando substituir o eletrochoque e a lobotomia. Porém seu posicionamento causa certo conflito. Nise assume então o setor de terapia ocupacional do hospital, um local discriminado, sujo e que não recebia atenção. Lá ela coloca em prática novas técnicas de terapia ocupacional para os pacientes, que tem como ferramenta principal o uso da arte. Fornecendo materiais como papel, lápis, tintas, telas e barro para produção artística, ela conseguiu com que os pacientes apresentassem grande desenvolvimento e melhora do seu estado clínico. Os métodos utilizados pela doutora Nise da Silveira há tantos anos atrás geram bons resultados e são empregados até os dias atuais em pacientes esquizofrênicos.

BRASIL VISUAL

A série Brasil Visual é uma série documental sobre o universo das artes visuais brasileiras, que apresenta a arte contemporânea abrangendo variadas expressões artísticas do norte ao sul do país. Cada episódio é um curto documentário que foca no trabalho de artistas de diversas gerações entre análises e depoimentos de curadores, críticos de arte e pesquisadores do assunto. Alguns episódios são especiais e históricos, abordando temas como por exemplo a arte política, a arte correio, a relação entre o homem, arte e meio ambiente dentre outros. A série usa uma linguagem ágil e contemporânea, se mostrando atenta também à regionalização e o intercâmbio entre o que é produzido pelo país afora, sem deixar de ser didática. Ela tem o objetivo de mostrar que a arte contemporânea pode ter um público amplo e diversificado e que há muito que se discutir sobre o assunto.

O ALEIJADINHO

Ambientado na nossa Minas Gerais o curta/documentário O Aleijadinho vai retratar a vida e a obra do escultor, entalhador e arquiteto mineiro. Nascido em 1738 na antiga Vila Rica, hoje a cidade de Ouro Preto, ele logo se tornou conhecido pelas concepções técnicas e artística originais que introduziu em seu ofício de escultor. Antônio Francisco Lisboa era seu nome verdadeiro e ele foi um dos maiores artistas do período colonial brasileiro que deixou um legado impressionante no barroco mineiro. Ele era portador de uma doença que o deformou, mas que não o impediu de continuar sua obra. O documentário explora as suas criações e nos leva a conhecer a alma e a história do artista. Com depoimentos imagens de suas esculturas e igrejas, e uma narrativa envolvente, a serie nos apresenta um retrato emocionante e inspirador de Aleijadinho.

INVENÇÕES DA ALMA

A série Invenções da Alma nos leva ao coração da arte popular brasileira, revelando o talento e a criatividade de diversos artistas anônimos. Cada episódio é uma descoberta, uma nova história de vida, de cultura e de superação. Os artistas compartilham suas inspirações, as técnicas e o amor pelo que fazem, mostrando como a arte é uma forma poderosa de expressão e identidade. E tem algo em comum entre cada um: são todos autodidatas e não estudaram arte formalmente. Vemos no barro, na madeira, nas tintas e até na natureza o coração dessas pessoas que criam e encantam. A série nos apresenta mestres e artesãos de várias regiões do Brasil, que transformam materiais simples em obras bem surpreendentes. É uma homenagem ao talento e à originalidade que brotam em cada canto do nosso país.

Fonte: Amirt

COMPARTILHAR