A Vale vai falar com a população de Itabira, afirma André Vianna
“A empresa Vale decidiu conversar com a comunidade e esclarecer as dúvidas que tem incomodado a população itabirana”, disse André Viana. Rodrigo Chaves, gerente-geral da Vale atendeu ao convite da Câmara e marcou para 19 de fevereiro.
No ofício enviado à Câmara Municipal, em resposta ao requerimento do vereador, disse que em 12 de fevereiro não poderá comparecer àquela casa, por estar “atendendo as demandas em função do fato ocorrido em brumadinho e o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração – PAEBM em Barão de Cocais”.
Alegou que na data sugerida pelo vereador estará em reunião com a Defesa Civil de Itabira. A reunião tem como propósito discutir o PAEBM de Itabira.
Ainda no ofício enviado, Rodrigo Chaves reconheceu “a importância desse momento de esclarecimentos” à população e atendeu o convite, marcando nova data para dia dezenove.
André Viana ressaltou a importância da ida do Gerente da Vale à Câmara: “Extremamente importante a presença do Rodrigo Chaves naquela Casa. A população itabirana está com os nervos à flor da pele desde o rompimento da barragem em Brumadinho. A situação em Barão de Cocais piorou a situação, afinal, muita gente falando pelos cotovelos, sem conhecimento de nada, espalhando “fake news” e é hora de colocarmos tudo às claras, em pratos limpos.
André ressaltou que tão logo chegou de viagem, no mesmo dia, teve uma reunião com Rodrigo Chaves e o engenheiro André Fernandes. Na ocasião foi comunicado a necessidade “urgentíssima” de um acompanhamento de engenheiros independentes, paralelo à empresa. Esses engenheiros poderão emitir laudos, pareceres e até mesmo auditar os serviços nelas realizadas. “Assim, teremos uma outra leitura das barragens e não somente da empresa”. Completou André Viana.
Rodrigo Chaves adiantou em seu ofício a criação de “um grupo de trabalho que apresentará nos próximos dias um plano para elevar o padrão de segurança” das barragens.
“Fico feliz pela Vale aceitar meu convite e comparecer na Câmara. Será um momento ímpar, pois será a primeira vez que a Vale falará em público. Uma reunião respeitosa e que tem por objetivo atender o clamor popular. Ouvir a Vale neste momento e apresentar sugestões é essencial. O dialogo sempre nos proporciona conquistas… “ Finalizou André Viana.