SARAMPO – Meta é vacinar 1,5 milhão de mineiros
A nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa com o desafio de levar cerca de 1,5 milhão de mineiros aos postos de saúde. Esse público, de 20 a 29 anos,não tomou as duas doses necessárias para se proteger. Para especialistas, essas pessoas não conviveram com a doença extremamente contagiosa e capaz de matar, o que explica o número de vulneráveis.
Erradicada em 2016, a enfermidade voltou a ser transmitida no Brasil e, em Minas, já teve 99 casos confirmados. Outros 568 estão sob investigação, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A ação nacional que visa a reduzir a quantidade de jovens e adultos à mercê da infecção começou ontem e dura até 30 de novembro, quando acontece o chamado “Dia D”, no sábado.
Temos percebido que é uma faixa etária com muitos casos confirmados no país”, diz Josianne Dias Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.
Além do desconhecimento dos riscos, fatores como a “falta de tempo” para ir às unidades de saúde ajudam a explicar o número de pessoas desprotegidas, afirma a especialista. A expectativa é a de vacinar 95% do público-alvo desta fase.
Mineiros que estiverem em dúvida se tomaram as duas doses devem procurar os postos. “É difícil calcular, atualmente, a cobertura vacinal dessa faixa. Uma vez que antes não tínhamos sistema eletrônico. Por isso, quem não tiver o registro das duas doses, deve ir, imediatamente, às unidades”, reforça.
Informações do Hoje em Dia