Adesão ao PDV da Itaurb termina dia 31 de janeiro
O prazo para adesão ao novo plano de desligamento voluntário (PDV) aberto pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) termina dia 31 deste mês.O PDV da Itaurb prevê o pagamento de um incentivo financeiro, de caráter indenizatório, equivalente a seis décimos da remuneração mensal por ano de serviço prestado ou fração superior a 180 dias. Esse valor será quitado em parcela única, sem a incidência de Imposto de Renda e de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O contrato de trabalho será encerrado sem o cumprimento de aviso prévio.O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira (Sintsepmi), Auro Roberto Gonzaga, disse temer que ocorram mais demissões após esse prazo. O PDV é o segundo realizado pela Itaurb em dois anos.
“Existe esse temor porque o procedimento de demissão dos rondantes, no ano passado, veio primeiro um PDV e, em seguida as demissões. Eles estavam com a intenção de demitir 160. Se eles alcançassem essa meta no PDV não haveria demissões. Mas se a meta não fosse alcançada, eles procederiam as demissões até atingir aquele número”, afirmou Auro Gonzaga.
“Provavelmente, eles [a direção da Itaurb] devem ter uma meta. Mas, na verdade, eu ainda não tive acesso ao PDV. Tanto que eu enviei um ofício para a Prefeitura requerendo uma cópia do PDV e pedindo as informações referentes ao processo. Outra coisa que pedimos é que a Prefeitura relatasse se haverá demissões após o PDV porque, desta vez, o governo não nos comunicou antecipadamente”, acrescentou.
O sindicalista disse que vai aguardar o envio dos documentos para decidir sobre uma possível judicialização do PDV.
Com informações do Diário de Itabira