GERAL

Adilson Maguila, ex pugilista morre aos 66 anos

(Redes sociais)

Maguila, cujo nome verdadeiro é José Adilson Rodrigues dos Santos, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O esportista estava internado em uma casa de repouso em São Paulo e sofria de ETC, uma encefalopatia traumática crônica, causada por diversos e constantes golpes na cabeça, algo que afeta, de forma recorrente, ex-atletas de boxe. A morte de Maguila foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro.

Maguila foi um pugilista brasileiro que lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ele enfrentou alguns problemas de saúde, incluindo um diagnóstico equivocado de mal de Alzheimer em 2010, que mais tarde foi corrigido para encefalopatia traumática crônica (ETC), também conhecida como “demência pugilística”.

Maguila teve uma carreira impressionante, com 77 vitórias, 7 derrotas e 1 empate em 85 lutas. Ele foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, além de campeão das Américas e Mundial pela Federação Mundial de Boxe Profissional.

Em 2009 lançou um álbum de sambas intitulado “Vida de Campeão”. Maguila também tentou a carreira política, concorrendo a deputado federal em 2010.

COMPARTILHAR