SEM CATEGORIA

Casos suspeitos de sarampo sobem 40% em Minas e confirmações podem dobrar

Em apenas uma semana, casos suspeitos de sarampo saltaram mais de 40% em Minas, passando de 55 para 78. Quatro pessoas já foram diagnosticadas com a doença, mas o número pode mais que dobrar. Outros cinco registros “muito provavelmente” serão confirmados, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

“Há uma preocupação, pois, depois da morte em São Paulo, o bloqueio precisa ser maior”, afirmou a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaina Fonseca Almeida.

Há quem defenda esforço conjunto em várias frentes. Para Tânia Maria Maciel, da Sociedade Mineira de Infectologia, o aeroporto é pouco, caso o Estado queira aumentar potencialmente a cobertura vacinal.

“A proximidade com São Paulo e Rio, associada à baixa imunização da população, exige medidas mais eficazes. Salas de vacinação em escolas e empresas, assim como rodoviárias e estações de metrô, também podem ser utilizadas”. Segundo ela, todas as pessoas com menos de 50 anos devem procurar o posto de saúde e conferir a caderneta de imunização.

Em BH, nove centros de saúde (oito unidades básicas e uma de Pronto Atendimento) já foram fechados após pacientes apresentarem sintomas da doença.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde diz que todos os postos estão abastecidos e que tem feito campanhas com agentes de saúde estimulando a aplicação das doses.

COMPARTILHAR