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Como o rádio pode ser um ‘divisor de águas’ para anunciantes digitais

Um estudo de caso de publicidade em um novo relatório da Audacy mostra como os anunciantes digitais agora podem usar rádio AM/FM para impulsionar o engajamento e as conversões do consumidor, usando um modelo de atribuição baseado em IA, da empresa de marketing orientado a dados: Claritas.

“Os anunciantes estão descobrindo que o poder do rádio não serve apenas para construir reconhecimento de marca: é uma ferramenta poderosa para impulsionar vendas e conversões de funil inferior”, diz o relatório da Audacy. “O rádio está provando ser um ‘divisor de águas’ para anunciantes prontos para misturar alcance tradicional com precisão digital.”

A marca de e-commerce perfilada decidiu usar rádio AM/FM para envolver mais consumidores e gerar mais conversões nos mercados de Chicago e San Diego. Usando o modelo da Claritas — que, ao incorporar píxeis de rastreamento no site de um anunciante, é capaz de combinar a atividade de píxel com dados de spot de rádio — o anunciante conseguiu ver quem estava se envolvendo com a marca e convertendo por meio da campanha de rádio.

“Pela primeira vez, os anunciantes podem entender e medir completamente o sucesso de suas campanhas de rádio, assim como fazem com o digital”, diz o relatório. “[A marca foi] capaz de identificar exatamente quais estações de rádio estavam ‘movendo a agulha’. Essa abordagem inovadora não apenas vinculou anúncios de rádio a ações online tangíveis, mas também forneceu insights profundos do público que permitiram à marca ajustar sua estratégia para o máximo impacto.”

Como resultado, a marca conseguiu se beneficiar de dados acionáveis, como insights sobre segmentos de consumidores e públicos-alvo, para refinar suas campanhas para o máximo impacto. A análise da Claritas conseguiu identificar seu principal segmento de clientes como “inovadores de elite”, e mostrar que seu público-alvo era rico com renda disponível, executivos ou líderes em suas áreas, adotantes iniciais experientes em tecnologia e compradores on-line ávidos.

Os dados da Claritas também descobriram que o público de alta conversão da marca preferia formatos de rádio de conversação e informação, como notícias e esportes, e que segundas e terças-feiras eram os horários de maior conversão, além de qual spot de rádio tinha mais ressonância com o público-alvo.

A análise mostrou que as campanhas de rádio geraram mais de 22.000 conversões atribuídas, conforme os ouvintes migraram para o site da marca.

“Esta campanha inicial fornece um roteiro para expansão”, diz o relatório da Audacy. “Agora, a marca pode levar seu sucesso no rádio com confiança para novos mercados, mirando os mesmos públicos de alta conversão com precisão de laser e aprimorando as mensagens que funcionam mais.”

Para aqueles no negócio que duvidam da mensurabilidade da publicidade de rádio, o relatório diz:

“Se você é cético, pense novamente. Agora você pode rastrear a influência do rádio nas vendas de forma semelhante a como faz com canais digitais, provando seu ROI e validando cada dólar gasto.”

O conselho da Audacy para os anunciantes?

“Não compre apenas tempo de transmissão — invista estrategicamente nele. O rádio continua a dominar o áudio suportado por anúncios em termos de alcance e conversões. A pesquisa mostra repetidamente que seu orçamento de anúncios trabalhará mais e irá mais longe com o rádio OTA e o áudio digital trabalhando juntos em uma abordagem de áudio total. Ouvintes de várias plataformas têm duas vezes mais probabilidade de fazer uma compra após ouvir anúncios de áudio. Não deixe esses clientes em potencial na mesa.”

Fonte: Amirt

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