Em Senhora do Carmo, agentes de proteção mostram como os estudantes devem reagir a assédios
Alunos da Escola Estadual Antônio Martins Pereira, em Senhora do Carmo, tiveram uma manhã de aprendizado, nesta quarta-feira (12), além da grade escolar. Agentes de proteção da vara da infância e juventude palestraram junto com a comunidade escolar, promovendo a conscientização, e formas de identificar riscos e como combater ao assédio de criminosos. Recebidos pela diretora Suely Figueiredo, os agentes: Edson do Carmo Taveira “Edinho Caratê” e Euclides Eder de Souza, trocaram conhecimento com os estudantes, para de uma forma prática e direta, identificar os malefícios das drogas, ilícitas ou não, álcool, cigarros, sobretudo os eletrônicos, e a responsabilização dos pais nos atos infracionais praticados pelos filhos. A escola se preparou para receber a equipe.
“O bullying é uma palavra de origem inglesa, que significa agredir fisicamente ou psicologicamente os alunos nas salas de aula, ou na rua. É o ato de intimidar os colegas, mesmo sabendo que a maior parte do dia você convive com eles, no mínimo 4h diárias, tempo que não passa com mais ninguém! Por isso é necessário ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Entre o universo de vantagens ao adotar esse comportamento, estará por exemplo, evitar o sofrimento mental que pode levar até ao autoextermínio, infelizmente muito comum em Itabira. Não dê a oportunidade a traficantes, porquê para eles, você só representa uma vantagem econômica descartável,” destacou na sua palestra o agente de proteção, Euclides Eder.
Houve interação e comprometimento dos alunos, além de apoio do corpo doente, o ambiente escolar ideal para difusão de práticas orientativas. “Precisamos combater o assédio sexual, se afastar dos ilícitos e saber o que o bullying pode causar na vida das pessoas. Caso vocês cometam atos infracionais, além de apresentado a autoridade policial e judiciária, seus pais também irão responder. Já pensou, aquele que esta trabalhando, visando o bem estar do filho, ter que responder por uma atitude impensada? Para saber quem são seus verdadeiros amigos, separem nas suas casas algumas cadeiras e espere quem vai te visitar em um momento de necessidade. Muito provavelmente, apenas os membros da sua família, por isso a valorize,” alertou o coordenador Edinho Caratê.