economiaGERALPOLÍTICA

IPVA 2025: escala de vencimentos da 1ª parcela ou pagamento em cota única vai de 3 a 7 de fevereiro

Foto arquivo – Nova 93FM

Proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 têm até 3 de fevereiro para quitar a primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2025. Clique aqui para ver os valores.

O calendário de pagamento foi divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG). A nova data, agora prorrogada para o segundo mês do ano, se deve a uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A escala de vencimentos da cota única vai de 3 a 7 de fevereiro, conforme o final de placa do veículo. Os motoristas que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 3% sobre o valor do imposto.

Veja a tabela abaixo:

 

()

Bom Pagador

O proprietário que pagou em dia todos os débitos do veículo nos anos de 2024 e 2023 ainda terá, automaticamente, o desconto extra de 3% do programa “Bom Pagador”. Ou seja, quem paga em cota única e ainda têm o benefício poderá deduzir 6% do IPVA.

Os descontos estão ligados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e não ao CPF/CNPJ do proprietário, por isso dependem da situação de veículo a veículo.

Base de cálculo e valores

A resolução publicada nesta sexta-feira tem efeito a partir do dia 1º de janeiro de 2025, quando interessados em antecipar o pagamento já poderão quitar o IPVA.

Além disso, a partir da data da publicação, proprietários de veículos que não concordam com a cobrança têm até 15 dias corridos para enviar recurso à Secretaria de Fazenda. Clique aqui e sabia como.

Expectativa de arrecadação

Para 2025, a expectativa de arrecadação com o IPVA é de R$ 11,9 bilhões, um incremento de R$ 1,2 bilhão (12%) em relação ao valor lançado em 2024.

A frota tributável de veículos em Minas Gerais atingiu a marca de 11.650.766, segundo Leônidas Marques, superintendente de Arrecadação e Informações Fiscais da SEF.

“Esse acréscimo de 12% na arrecadação está relacionado diretamente ao crescimento da nossa frota, que aumentou em relação ao ano anterior algo em torno de 4% (448.846 veículos)”, diz.
Fonte: Hoje em Dia
COMPARTILHAR