Itabira vai sediar no dia 27 de junho encontro estadual sobre mineração
A Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) realiza em Itabira, na próxima quinta-feira (27), reunião itinerante. O tema em debate no evento a ser realizado no hotel It será o “Ciclo da mine- ração: do início à exaustão”.
“Minas Gerais e o Brasil têm na mineração um dos principais pilares econômicos: a atividade é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e valorização do cidadão.
No entanto, nos últimos anos, alguns fatos provocaram transformações significativas nas relações entre cidades e mineração, e com ela, a necessidade de discutirmos caminhos e alternativas para que cidades, mineração, sociedade e ambiente recebam os melhores resultados e maximizem seu desenvolvimento de forma equilibrada”, diz a Amig em nota, sem mencionar o rompimento de barragens como em Mariana e Brumadinho – mesma ameaça que vive Barão de Cocais.
A reunião tem como objetivo discutir temas relevantes para os municípios minera- dores, destacando assuntos das áreas de meio ambiente, jurídica, econômica e tributária. Na abertura, o presidente da Amig, Vitor Penido (DEM), que é prefeito de Nova Lima, e o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), irão ressaltar a urgência de se abordar o ciclo da mineração.
“É necessário direcionar os nossos esforços para que a economia local dos municípios mineradores tenha longevidade e esteja fortalecida na fase pós-mineração. Precisamos ampliar o debate sobre a diversificação econômica das cidades e isso é mais viável se for feito concomitantemente à época em que a mineração está operando em nossos territórios”, destaca Vitor Penido
Com informações do Diário de Itabira