Jovens de 19 anos vacinam contra Covid-19 em Itabira
Os jovens de 19 anos ou mais já podem receber a vacina contra a Covid-19 em Itabira. A imunização será realizada no sábado (4) e quinta-feira (9). Também serão imunizados os trabalhadores da indústria com a mesma faixa etária que trabalham na cidade, mesmo sendo de outras localidades. Confira as orientações:
– No sábado (4) serão vacinadas as pessoas com 19 anos ou mais nos drive-thrus da Prefeitura e Funcesi, porém de 8h30 às 13h.
– Na quinta-feira (9) permanece a imunização da faixa etária de 19 anos, também nos dois drive-thrus, de 8h30 às 15h30.
Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF e o cartão de vacinação, além do comprovante de endereço. Trabalhadores da indústria de fora da cidade também precisam apresentar declaração de empregabilidade.
2° dose
Na quarta-feira (8), os vacinados com o imunizante Coronavac e que tomaram a primeira dose nos dias 07,09 e 10 de agosto, já podem receber o reforço. A aplicação da segunda dose será feita nos drive-thrus da Prefeitura e Funcesi, de 8h30 às 15h30.
As vacinas contra a Covid-19 só garantem proteção significativa contra a doença a partir da aplicação da segunda dose. A imunização completa da população é necessária para que a pandemia do novo coronavírus possa ser controlada.
Por isso, a SMS pede para que aqueles que estão com o reforço da vacina atrasado procurem as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para agendamento da imunização.
Em Itabira, 100.996 doses foram aplicadas. Até o dia 1° de setembro, 72.881 pessoas receberam a primeira dose, 25.427 receberam o reforço e 2.688 tomaram a dose única. A secretária municipal de Saúde orienta que as pessoas evitem levar acompanhantes no momento da vacinação, para evitar aglomerações e tumulto nos drives-thrus.
Vacinação solidária
A campanha de imunização em Itabira é acompanhada da “Vacinação Solidária”. Fruto de uma parceria entre o Conselho do Bem-Estar do Menor (Combem), Funcesi e Prefeitura, o objetivo é incentivar a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
As doações não são pré-requisitos para a vacinação, mas uma contribuição espontânea. Os itens podem ser deixados tanto no drive-thru da Funcesi quanto no da Prefeitura. Os materiais serão direcionados à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que fará o repasse às famílias cadastradas.