Melhoras no esgotamento sanitário de Itabira beneficia ainda mais moradores
As ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, em 2020, que ampliaram o esgotamento sanitário do município, contribuíram, principalmente, para a saúde pública.
Durante as obras de recuperação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boa Esperança – após 15 anos em situação de abandono – a autarquia construiu também emissários, redes coletoras e ramais para ampliar o atendimento no bairro Chapada e atender, efetivamente, as regiões Jambreiro, Milânio, Areias e Boa Esperança, que contam, atualmente, com 94 fossas sépticas.
Já na comunidade rural Morro do Chapéu, o Saae instalou 26 fossas sépticas, totalizando 32. Em breve, serão atendidas as localidades Posses (26) e Turvo (70).
Também neste ano, foram construídos, aproximadamente, 1.500 m³ de muro de gabião para proteger o principal emissário de esgoto do município, à margem do Rio de Peixe, no final do bairro Praia.
Esgoto Zero
Neste projeto, com a implantação de sete quilômetros de redes coletoras, iniciada esse ano, o Saae tem como objetivo construir 1,5 mil ligações de esgoto. Com isso, Itabira chegará próximo aos 100% de coleta de esgoto e