GERAL

Ministro anuncia órgão para fiscalizar preço de combustíveis nos postos

Foto: Arquivo Rádio Nova 93FM

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou, nesta segunda-feira (30), que o governo federal vai criar o Operador Nacional do Sistema de Combustíveis, órgão regulador que seria responsável pela fiscalização de preços da gasolina, do etanol e do diesel em todo o país.

“Nós queremos que ele seja complementar à Agência Nacional do Petróleo (ANP), assim como a Operador Nacional do Sistema (ONS) é complementar com a Aneel, afim de que possamos ter segurança de que, toda vez que a Petrobras ou qualquer outra fornecedora ou importadora abaixe o preço na refinaria, esse preço chegue no consumidor”, afirmou Silveira.

O anúncio foi feito durante evento organizado pela Fiemg em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (30). O ministro foi acompanhado pelo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), e Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, no evento. Segundo ele, a proposta prevê uma gestão compartilhada.

“Estamos terminando um projeto que será encaminhado ao Congresso a fim de criar operador nacional, que será fiscalizador, com uma visão global, uma entidade com gestão compartilhada, entre privado e governo, para garantir que melhores preços cheguem ao consumidor”.

Regap

Durante o evento, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates anunciou investimentos para a refinaria Gabriel Passos, em Betim, na região metropolitana, de cerca de R$ 10 bilhões. Os recursos serão aplicados até 2030 e o objetivo é aumentar a produção de barris de petróleo na refinaria mineira.

“Consideramos Minas como um dos principais pólos geradores de fornecimento, suprimento, serviço para a indústria do petróleo. A indústria mineira é muito importante para o setor. Para Minas, a Petrobras também é importante. A nossa refinaria em Betim recolhe mais imposto que Fiat e siderúrgicas que estão aqui, até mais que a própria Vale. Essa reciprocidade, esse evento representa um reencontro, o início de uma nova vida, para abrir novos horizontes”, explicou Prates.

Flávio Roscoe considerou o encontro positivo.

“É um dia muito importate, a Regap e a Petrobras têm um papel fundamental para a economia mineira. O programa Regap 40 mil traz oportunidades extraordinárias para o Estado. A Regap tem condições técnicas, será uma grande virada na relação da Regap com o Estado”, enfatizou o presidene da Fiemg.

Fonte: Hoje em Dia

COMPARTILHAR