Moradores próximos da barragem do Pontal serão os primeiros a ter simulações de emergência
Uma reunião técnica realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) nessa quarta-feira (10) tratou da implantação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale apresentou, na ocasião, diagnóstico das comunidades localizadas nas chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS), regiões atingidas por eventual rompimento de barragem.
Além de especialistas da mineradora, a reunião recebeu a equipe do coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), tenente-coronel Flávio Godinho Pereira; representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; seções integradas da Prefeitura de Itabira; Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).
O grupo de trabalho decidiu pela validação de dados que serão fundamentais à efetivação do PAEBM, como o recenseamento das comunidades envolvidas, o perfil da população, informações sobre pessoas idosas e com mobilidade reduzida, o quadro de escolas e creches, entre outros levantamentos.
Novos encontros estão previstos para a segunda semana de maio, quando o grupo examina as informações e discute o agendamento de treinamentos e simulações de situações de emergência. A primeira fase incluirá a ZAS abrangida pela Barragem do Pontal.