Ranking da CGU – Itabira é a sétima cidade mais transparente de Minas
Com nota 9.24, numa escala de 0 a 10, Itabira é a sétima cidade mais transparente em gestão pública de Minas Gerais. No ranking nacional, ocupa a 43º posição no tema. O dado é da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360º, divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e que tem como base o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.
No território mineiro, Itabira está à frente de grandes centros no assunto, a exemplo de Belo Horizonte, apontado em 11º lugar no estado e 70º no país.
A nota da cidade do ferro, além disso, está muito acima da obtida pelo estado de Minas Gerais. Com nota 7.12, o estado está entre os últimos no ranking de transparência – figura a posição 22º, à frente apenas de Sergipe, Roraima, Acre, Bahia e Amapá.
A CGU avaliou como Itabira publica na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.
Segundo o órgão federal, o levantamento ocorreu entre julho e novembro de 2018, distribuído em três fases distintas: avaliação, 1ª revisão e 2ª revisão.
O ranking pode ser acessado no site transparencia.gov.br/brasiltransparente. A ferramenta permite aplicar os filtros de busca por localidade, região, estado, nota ou população.