GERAL

Sessão Pipoca indica filmes para refletir sobre o Brasil

CARANDIRU

O filme é baseado na série de livros de nome “Estação Carandiru” escrita pelo Dr. Dráuzio Varella. O longa acompanha a história de Dr. Dráuzio,  um médico que começa a trabalhar dentro do complexo do Carandiru em São Paulo , que inclusive, chegou a ser a maior prisão da América Latina. Lá ele convive com os presos, conhece suas histórias, se sensibiliza e ao mesmo tempo, tenta conscientizá-los sobre a AIDS, que estava começando a estourar bem na época que se passa o filme. Com algumas cenas gravadas dentro da prisão real do Carandiru e atuações impecáveis de atores brasileiros super famosos, o filme nos toca e demonstra a realidade de muitos presídios brasileiros. 

QUE HORAS ELA VOLTA?

O longa conta a história de Val, uma mulher pernambucana que sai do seu estado pra trabalhar como empregada doméstica em São Paulo. Nós acompanhamos como é a sua vida, dificuldades e preconceitos que ela sofre. Só que aí, acontece uma coisa inesperada. Val tem uma filha, a Jéssica, que ainda mora em Pernambuco e decide ir para São Paulo estudar, para isso pede ajuda pra mãe. Assim Jéssica passa a morar na casa dos chefes de sua mãe junto com ela, e vive de perto o que Val passa todos os dias. A sua personalidade forte e seu jeito único causam alguns problemas com os patrões de Val.

SINTONIA

Essa série conta a história de três amigos: Doni, Nando e Rita, que moram em uma favela fictícia de São Paulo chamada Vila Áurea. Assistindo a série, conseguimos acompanhar o dia a dia deles, e a tentativa de correr atrás dos objetivos com a dificuldade e as barreiras que enfrentam por ser da periferia. O Doni tem o sonho de se tornar um funkeiro famoso, A Rita é daquelas mulheres que estão tentando encontrar seu lugar no mundo, e sua única certeza é a vontade de ajudar os outros. O Nando acaba se envolvendo com o mundo do crime, que querendo ou não é algo comum na realidade. Apesar dessas diferenças, e com muitos altos e baixos, os três amigos tentam passar por cima de tudo, e sempre se fazem presentes um para o outro.

TEMPORADA

Temporada é um filme mineiro, que se passa em Contagem. Ele conta a história de Juliana, uma mulher de Itaúna-MG que passa em um concurso pra trabalhar na Zoonose em Contagem. O longo retrata o dia a dia de Juliana, que aguarda a vinda de seu marido enquanto se adapta ao novo trabalho. Ela enfrenta desafios na mudança e a solidão. O filme é muito emocionante, e mostra a realidade de um jeito cru, mas ao mesmo tempo genial.

Fonte: Amirt

COMPARTILHAR