Tropa de Israel deixa Brumadinho após auxiliar em três dias de buscas
Os militares israelenses que vieram a Brumadinho auxiliar nas buscas de corpos e sobreviventes da tragédia da Vale, vão retornar nesta quinta-feira (31) ao Oriente Médio. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.
O horário de partida ainda não foi confirmado pela tropa, mas os equipamentos trazidos para auxílio nas buscas, que foram alvo de desencontros de declarações entre equipes de resgate mineiras e estrangeiras, já estão preparados para envio.
Nessa quarta (30), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais fez uma homenagem aos israelenses em um quartel do Exército.
Especula-se que os desencontros entre as equipes, com declarações de inutilidade dos equipamentos de Israel feito pelo tenente-coronel Eduardo Ângelo, do Corpo de Bombeiros, tenha contribuído para a decisão israelense de partir antes do previsto. A ideia inicial era permanecer em Minas até a semana que vem.
A delegação estrangeira tem cerca de 130 soldados e conta com 16 toneladas de equipamentos. Em resposta às críticas, o embaixador de Israel, Yossi Shelley, disse que os críticos tinham “ciúmes” e que as equipes israelenses ajudaram a encontrar pelo menos cinco corpos.
Sucesso
Em nota, os militares israelenses celebraram a amizade com o povo brasileiro e celebraram o trabalho em conjunto com as tropas de resgates do Brasil. “Os comandantes brasileiros elogiaram a delegação israelense pela grande e importante contribuição profissional para a operação de resgate”, diz a nota. A delegação israelense informou, também, que a decisão de partir foi tomada em conjunto com as equipes do Brasil.