Uso das telas para crianças pode ser prejudicial em seu aprendizado
Com o avanço da tecnologia pelo mundo, cada vez mais cedo as crianças têm utilizado das telas para se entreter. O uso frequente de celulares, tablets e televisores são prejudiciais para a saúde dos pequeninos durante seus primeiros anos de vida. É nessa fase em que eles começam a desenvolver o sistema motor e cognitivo, e a utilização das telas pode afetar o processo de desenvolvimento da fala e da linguagem.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que boa parte dos conhecimentos adquiridos acontece até os dois anos, quando a criança está tomando consciência de suas habilidades. A exposição precoce das telas pode gerar um atraso no processo natural de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A fonoaudióloga doutora em fala e linguagem pela USP e University of South Florida (USF – EUA), Camilla Guarnieri, relata que diariamente recebe queixas dos pais sobre o atraso dos filhos no ensino.
“Muitos pais chegam ao consultório com queixas sobre atraso na fala, dificuldades de comunicação, mau uso da linguagem, entre outros desafios, associando a transtornos ou patologias. Porém, quando vamos investigar o estilo de vida da criança, entendemos que os hábitos familiares estão associados ao mau uso das telas, influenciando diretamente nos costumes desenvolvidos”, explica.
Contudo, a médica faz uma ressalva de que podemos adotar o uso desses meios, mas não 100% do tempo. “Se não é possível controlar 100% o acesso, há formas de driblar o conteúdo consumido, porém, requer uma participação ativa dos pais e profissionais para eleger conteúdos que contribuam de forma positiva no processo de aprendizagem”, finaliza a especialista.