ITABIRA E REGIÃO

Vale deve começar hoje a visitar moradores perto da zona de autossalvamento

A Vale deve colocar em prática a partir de hoje providências que garantem a  a segurança de 5,2 mil  famílias itabiranas. Em reunião na semana passada na Câmara Municipal o gerente-executivo do Complexo Itabira e Água Limpa, Rodrigo Chaves anunciou para hoje  a visita nas casas e estabelecimentos que ficam perto da chamada Zona de Autossalvamento dos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração em Itabira.

O trabalho de porta em porta vai acontecer em parceria com a Defesa Civil Municipal para orientar os moradores como agir em um eventual rompimento de barragem.

O município possui quinze barragens cadastradas na Agência Nacional de Mineração, sendo que cinco delas estão perto de áreas urbanas e algumas delas estão entre as maiores do Brasil como Itabiruçu e Pontal que somam 401 milhões de metros cúbicos de rejeito. 

As equipes do PAEBM contarão com cerca de 100 pessoas que usarão coletes laranjas, na cor da Defesa Civil. De acordo com Chaves, o trabalho deverá durar dois meses. “Revisamos toda a estratégia de apresentação do PAEBM do município para alcançarmos toda a população da ZAS até abril. Além do atendimento domiciliar, entregaremos um mapa da região com a indicação da rota de fuga e do ponto de encontro daquele morador, com telefones de contato da Vale e da Defesa Civil, e apresentaremos o som da sirene para conhecimento”, explicou Chaves.

Bruno Nunes com informações do ViaComercial

COMPARTILHAR