SEM CATEGORIA

COPA AMÉRICA – Brasil goleia o Peru e garante primeiro lugar do grupo

O destino pode ser irônico e cruel ao mesmo tempo. Com a vitória do Brasil por 5 a 0 sobre o Peru, neste sábado (23), a Seleção pode estar na rota do Mineirão. O time de Tite jogará as semifinais em Porto Alegre, mas só conhecerá o adversário na segunda-feira (24), quando termina a primeira fase. Dentre os adversários pode estar a Argentina de Messi. Mas nada está definido. Antes disso, já é sabido que, caso a Seleção vença na quinta-feira (27), o próximo compromisso será no Gigante da Pampulha.

Voltar ao Mineirão seria um acerto de contas para alguns integrantes do elenco atual, que protagonizaram o maior vexame da Seleção Brasileira. Jogadores como Thiago Silva, Fernandinho e Willian estavam em campo naquele 8 de julho de 2014, quando o time de Luiz Felipe Scolari foi goleado pela Alemanha por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo.

O jogo

A partida desta tarde pode ser considerada como uma das melhores exibições da Seleção desde que Tite assumiu como treinador. E não se trata apenas do placar dilatado, mas da postura em campo.

O Brasil jogou de forma colaborativa, sem estrelismos e necessidade de brilho individual. O melhor exemplo foi o quarto gol, de Daniel Alves, aos 8 minutos do segundo tempo. Numa tabela que foi se costurando desde o meio de campo, terminou com toque de Firmino para o lateral do PSG colocar uma pá de cal no jogo.

E toda vez que alguém buscava resolver por conta própria a finalização era infeliz. Foi assim com Everton Cebolinha (que, mais uma vez, jogou de forma brilhante) e também com Gabriel Jesus.

O Brasil foi um time intenso, que dominou o jogo do início ao fim. A posse de bola foi de quase 70%, mas de um time que buscou jogo o tempo todo. Não ficou girando bola na intermediária.

O time peruano, por sua vez, entrou em campo com a responsabilidade de pontuar para tentar beliscar a segunda posição na classificação. Mas a situação da equipe andina se complicou pela vitória de 2 a 0 da Venezuela sobre a Bolívia, empurrando o time para a terceira posição.

COMPARTILHAR