ITABIRA E REGIÃO

Vacinação antirrábica acontece na região central e bairro Conceição neste fim de semana

A Prefeitura de Itabira informa que, neste fim de semana realizará a campanha de vacinação antirrábica itinerante na região central do município. A ação acontece por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na sexta-feira (21), a imunização será nos bairros Abóboras (sede da associação do bairro, na rua Sapucaia, 81), das 8 às 12 horas, e Conceição (Igreja Nossa Senhora Aparecida, na rua 21 de Abril, s/n), das 13 às 17 horas.

Já no sábado, a população da região central da cidade deve procurar as equipes de vacinação na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Pará (rua Ipoema, 205) e na antiga sede da Gerência Regional de Saúde de Minas Gerais (GRS/MG), na rua Água Santa (em frente à rodoviária). O horário é das 8 às 17 horas.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva animal no município. Devem ser vacinados cães com idade a partir de três meses. Para facilitar a imunização, cães de grande porte devem estar de focinheira. Já os proprietários de gatos devem levá-los dentro de um saco de linhagem ou em caixa de transporte.

A raiva animal

A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados. A raiva um alto grau de letalidade: mesmo quando tratada, a chance de morte é de quase 100%.

A campanha

Este ano, a campanha em Itabira é itinerante e tem programação ampla por causa da pandemia do novo coronavírus. São dois pontos de vacinação nas sextas-feiras e sábados. O cronograma inclui quadras públicas, centros comunitários igrejas, escolas e outros endereços, com medidas sanitárias e de segurança. Cerca de 40 postos volantes de vacinação foram definidos nos bairros. A ação, que começou no dia 27 de julho, segue até o dia 3 de outubro.

A SMS informou que não fornecerá doses à população, sendo a vacina restrita aos locais definidos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2643 (Diretoria de Zoonoses).

COMPARTILHAR