ENTRETENIMENTO

Sessão Pipoca indica filmes para comemorar o dia do rádio

UMA ONDA NO AR

Uma onda no ar é um filme brasileiro, que se passa em Belo Horizonte. Ele conta a história da Rádio Favela, uma rádio pirata que surgiu na cidade, dentro do aglomerado da serra, nos anos 80. A rádio se popularizou dentro do morro, e ganhou prestígio entre os ouvintes, já que era a única que transmitia as músicas e as notícias que eram de interesse dos moradores da comunidade. Mas não parou por aí, a Rádio Favela também podia ser ouvida por toda a capital mineira, e com isso ficou ainda mais famosa, atraindo a atenção das autoridades. A fama da rádio não agradou os grandes veículos e a polícia por tratar de assuntos considerados polêmicos em época de Ditadura Militar. O filme, baseado na história real da rádio, mostra as dificuldades que seus criadores enfrentaram para mantê-la em funcionamento até os dias atuais.

A ERA DO RÁDIO

A Era do Rádio é uma comédia situada nos anos 30 e 40 em Nova York. Esse tempo foi considerado a era de ouro do rádio nos Estados Unidos, e esse filme foi feito justamente pra homenagear esse veículo tão importante pra história da humanidade. O filme é narrado pelo próprio diretor, o consagrado Woody Allen, que relembra memórias engraçadas envolvendo a rádio na sua infância com a sua família judia.

OS PIRATAS DO ROCK

1966, a grande época do Rock and Roll britânico, mas a rádio BBC toca menos de 45 minutos de música Pop por dia, felizmente as rádios piratas ancoradas no mar do norte tocam Rock e Pop 24 horas por dia, e 25 milhões de pessoas, metade da população da Grã-Bretanha ouviam as rádios piratas todos os dias.  Esse é o início do filme “Os Piratas do Rock”, que conta a história de um grupo de amigos que criaram uma rádio pirata, chamada rádio do rock, na década de 60.  Essa rádio se popularizou principalmente entre os jovens da Inglaterra, que se sentiam representados pelos locutores.  Mais uma vez, isso não vai agradar as autoridades, que vão tentar mil maneiras de acabar com tudo.  Apesar de muitos desafios que esse amigos vão enfrentar, o filme é engraçado e divertido. Ele também é baseado em fatos reais.

FALE COMIGO

Fale Comigo, também é ambientado nos anos 60, porém em Washington nos Estados Unidos. O filme é baseado na vida Petey Greene, um ex-presidiário que fez seu nome como radialista. Quando Petey estava na prisão, ele atuava em uma espécie de rádio lá dentro fazendo avisos diários e tocando músicas para animar os seus colegas de cadeia. ao sair do presídio, ele começa a trabalhar em uma rádio da cidade e fica famoso. Seu sucesso foi marcado por sempre transmitir o gênero musical Soul e pela sua forma de falar, que comunicava diretamente com os ouvintes, com discursos sobre direito civis e consciência negra. Devido a isso, ele se tornou um ícone para a comunidade afro-americana e sua história é lembrada até hoje.

Fonte: Amirt

COMPARTILHAR